Destaques da Festa do Divino

alvorada
ALVORADA

Durante 9 dias, às 05h da manhã, participam da caminhada, de 3 mil a 6 mil pessoas, que entoam cânticos e orações pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes. O cortejo termina com um delicioso café preto e pão com mortadela, servido a todos os fies nos fundos da Catedral.  

entrada dos palmitos
ENTRADA DOS PALMITOS

No dia que antecede Pentecostes, acontece o maior cortejo folclórico que une a fé e a cultura regional, com carros de boi e cavalos, crianças, grupos de congada, moçambique e marujada. O encatador cortejo é acompanhado por mais de 60 mil pessoas.

quermesse
ARENA DIVINO

Popularmente conhecida como “Quermesse do Divino”, é o local onde a solidariedade se torna realidade. São mais de 30 entidades beneficiadas em 11 dias de Festa e Shows gratuitos. As entidades comercializam mais de 130 variedades de pratos salgados e doces, além das bebidas.

quermesse
NOVENA

Durante os últimos 9 dias de Festa, ocorre na Catedral de Sant’Ana a novena, momento religioso que prepara os devotos para o grande dia de Pentecostes, com a tradicional Procissão, Missa Solene, a queima dos pedidos, o recolhimento do Mastro e o fechamento do Império, encerrando oficialmente a Festa do ano.

quermesse
ENTIDADES CARENTES

A Festa do Divino apoia mais de 30 projetos sociais em Mogi das Cruzes, abrangendo crianças, idosos, pessoas em situação de rua, com dependências ou com deficiência. Esses projetos englobam iniciativas nas áreas de educação, saúde e ações socioambientais.

quermesse
SHOWS GRATUITOS

Durante os 11 dias da Festa, promovemos shows de forma gratuita e aberta a todos os públicos. Além da questão cultural, os shows trazem o público que consumirão os produtos vendidos pelas entidades, ajudando diretamente na arrecadação e no impacto social que a Festa causa na região.

quermesse
GASTRONOMIA TÍPICA

Tradicionalmente realizada por gerações na cidade, a culinária é diversificada com pratos como: Afogado, Tortinho, pastel, Churrasco Sete Dons, doce de abóbora, laranja, batata doce, sagu, arroz doce, Café da Alvorada e o licor de rosa-sol que conquistam o paladar de visitantes e fiéis.

quermesse
PROCISSÃO DE PENTECOSTES

É a solene procissão em louvor ao Divino Espirito Santo, que partindo da Catedral de Sant’Ana, percorre as principais ruas da cidade. Desde a Festa de 1989, ocorre a montagem de altares nas casas de devotos ao longo do percurso da procissão, representando os sete Dons do Divino.

quermesse
TAPETES ORNAMENTAIS

No final do cortejo, a procissão passa por tapetes ornamentais que desde 1994 são confeccionados utilizando areia, serragem, pó de café, tampinhas de garrafas, entre outros materiais para a Procissão de Pentecostes. Mais de 400 voluntários confeccionam 17 quadros nas ruas centrais da cidade.

quermesse
IMPÉRIO DO DIVINO

É o local destinado a cultuar o Divino Espirito Santo e onde se inicia a Festa. No passado, o Império era um altar montado na casa do Festeiro; atualmente, uma estrutura em forma de casa é construída em frente à Catedral de Sant’Ana e ornamentada especialmente para aquele ano, ficando aberta à visitacão na Festa.

quermesse
CARROS DE BOI

Há dois séculos, durante as Festividades do Divino, os produtores/comerciantes entravam na cidade com seus carros de boi repletos de palmitos e faziam reverência diante da Igreja Matriz de Sant’Ana agradecendo suas colheitas e assim seguiam seus caminhos.

quermesse
ABELHINHAS E ZANGÕES

É um grupo de voluntários formado por mulheres, carinhosamente chamadas de Abelhinhas, que são as responsáveis pela produção dos tortinhos, pasteis e coxinhas, e pelos homens, chamados de Zangões, estes assumem a tarefa de mexer os doces no tacho de cobre e ajudar nos cortes das grandes abóboras.

quermesse
REZADEIRAS E REZADORES

É um grupo composto por mulheres, homens e crianças que tem como finalidade percorrem as casas dos devotos para evangelizar e anunciar a Festa do Divino. Atualmente o grupo é composto por mais de 50 membros e mais de 200 auxiliares. 

quermesse
GRUPOS FOLCLÓRICOS

São manifestações culturais da Festa do Divino: as Congadas, as Marujadas, Moçambiques, a Folia de viola, e as danças populares, apresentadas por meio de cortejos, cantigas religiosas e coreografias com bastões que simulam confrontos e elementos afro-brasibeiros.

quermesse
BANDEIRAS
DO DIVINO

Um símbolo de devoção composto por uma tradicional bandeira vermelha, ornamentada e estampada com a imagem de uma pomba, um mastro enfeitado com fitas e em seu topo a escultura de uma pomba. É carregada pelos Festeiros, Capitães de Mastro e pelos devotos como expressão de fé.

Siga nossas Redes Sociais

Instagram

@DivinoMogi

Instagram (comercial)

@Divinoconecta

TikTok

@DivinoMogi

Linkedin

/prodivino

© Copyright 2025 Associação Pró-Divino - Todos Direitos Reservado - Desenvolvido por: Sanluca

HTML Website Builder