• Notícias
  • Alvorada do Divino começa neste sábado

    11.05.18 - 15:40 | Notícias

    Alvorada - José Carlos Cipullo

    Os devotos do Divino Espírito Santo têm um compromisso logo cedo a partir deste sábado (12/5), quando se iniciam as alvoradas. Até o dia 20 de maio, os cortejos marcam o amanhecer nos dias de festividade religiosa e folclórica. A expectativa de público, segundo a organização, é de 2 mil pessoas e a concentração é a partir das 4h30, na Praça Coronel Benedito Almeida, em frente ao Império, no Centro de Mogi das Cruzes. Pontualmente, às 5 horas, festeiros, capitães de mastro, padres e devotos saem em procissão, entre orações e cânticos, pelas ruas centrais do entorno da Catedral de Sant´Ana. Após o retorno ao Império, todos seguem para o Salão Paroquial da Catedral, para tomar o café da manhã.  

    “Uma das principais características da Festa do Divino é a espera da vinda do Espírito de Deus. A alvorada consegue expressar de maneira clara este processo de espera, pois nós estamos de madrugada, aguardando a luz do sol que deve despontar e nos trazer a oportunidade de mais um dia de vida. Essa devoção que ocorre nas madrugadas é uma expressão bem clara de todo o Espírito que faz parte da Festa do Divino, que é este desejo que nós temos de que o Espírito Santo venha ao nosso encontro e nos impulsione, nos ilumine e nos ajude a seguir o nosso caminho na direção do céu”, ressalta o padre Diogo Shishito, assessor eclesiástico da Festa do Divino.   

    A cada dia da semana, até o domingo, dia 20, é feito um percurso diferente. “Antes de sairmos, rezamos a Oração da Manhã. E depois vamos fazendo a Coroa do Espírito Santo, invocando os sete dons (Fortaleza, Ciência, Conselho, Sabedoria, Piedade, Entendimento e Temor de Deus).

    Cada dia se torna especial pelos pedidos feitos, pelo trajeto feito. Na segunda-feira (14/5), por exemplo, há o que segue em direção ao Cemitério São Salvador, na Vila Oliveira. Lá, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini celebra uma missa e voltamos novamente. Na terça-feira (15/5), tem o trajeto que passa em frente à Santa Casa de Misericórdia”, explica a coordenadora da alvorada, Sylvia Nazar de Abreu.

    A Festa do Divino tem como tema “Divino Espírito Santo, iluminai a juventude e concedei-nos vossa paz” e prossegue até o dia 20 de maio.

     

    O trajeto da Alvorada

     

    Império (início)

    Rua Dr. Paulo Frontin

    Rua Dr. Deodato Wertheimer

    Rua Navajas

    Rua Capitão Manoel Caetano

    Rua Professor Flaviano de Melo

    Praça Monsenhor Roque Pinto

    Império (fim)

    Texto: Maria Salas / AlexMar Assessoria de Comunicação

    Foto: José Carlos Cipullo / Arquivo 

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso