A Diocese de Mogi das Cruzes tem seu novo Pastor

19.09.12 - 17:05 | Notícias, Notícias da Associação

Na manhã desta quarta-feira (19/09/2012) o Papa Bento XVI nomeou Dom Pedro Luiz Stringhini como o 5º Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes.

Dom Pedro Luiz Stringuini veio transferido da Diocese de Franca.

Mais informações: www.diocesedemogi.org.br

Anunciado os Festeiros de 2013

07.06.12 - 12:00 | Notícias, Notícias da Associação, Notícias da Festa

Foi anunciado hoje na Missa de Corpus Christi os Festeiros da Festa do Divino Espírito Santo 2013.

O casal Lilian e José Carlos Nunes Junior são os novos Festeiros, em 2011 o casal atuou como Capitães de Mastro.

Lilian e José Carlos, desejamos a vocês muitas felicidades! Na certeza que irão desempenhar esta missão tão especial com muita Fé, Esperança e Caridade!

VIVA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO!!!

por Leandro Santos

Missa em Ação de Graça

01.06.12 - 14:17 | Notícias, Notícias da Festa

Neste Domingo 03 de junho de 2012 às 11h será celebrada a Santa Missa em Ação de Graça pelos trabalhos da Festa do Divino Espírito Santo 2012.

Participem deste momento de agradecimento à Deus pelos dons que Ele nos enviou!

Local: Catedral de Sant’Ana, Praça Cel. Almenida – Mogi das Cruzes – SP

Missa campal na Festa do Divino 2012

25.05.12 - 16:40 | Notícias, Notícias da Festa

Amanhã dia 26 de maio às 16h será celebrada a SANTA MISSA no espaço da Quermesse.

A celebração acontecerá no espaço da Quermesse em frente ao Palco principal, esta é a primeira vez que que uma Missa é celebrada na Quermesse da Festa do Divino Espírito Santo. É um momento de reflexão sobre o centro das comemorações da Festa do Divino Espirito Santo.

A celebração terá a presidencia do Padre Cláudio Taciano da Silva Quirino da Paróquia Catedral de Sant’Anna.

Santíssima Trindade

Só existe um Deus, mas nEle há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d’Ele mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Não a podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, mas é a verdade revelada.

Santo Agostinho (†430) dizia que: “O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão” (A Trindade, 15,26,47).

Entrada dos Palmitos – Inscrições terminam hoje

24.05.12 - 0:00 | Notícias, Notícias da Festa

Termina hoje quinta-feira 24 de maio o prazo de inscrição para que cavaleiros, muladeiros, carroceiros e charreteiros possam participar da Entrada dos Palmitos 2012.

Para participar é necessário preencher uma ficha de inscrição e a retirada do kit de participação.

Veja as Normas e Condições para a participação

Postos para retirada de ficha de inscrição

Mogi das Cruzes

Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 706 – Socorro
Telefone: (11)  4726-3198

Avenida Ricieri José Marcatto, 1022 – César de Souza
Telefone: (11) 4792-5225

Estrada da Volta Fria, Km 1
Telefone: (11) 4791-0760/3427-8473

Rua Ipiranga, 352 – Centro
Telefone: 4798-1366

Guararema

Telefone: (11) 8236-8192

Suzano

Estrada dos Fernandes, 1871 – Casa Branca
Telefone: (11) 4747-4556

Salesópolis

Telefone: (11) 4696-3741/ 7351-4921

Galeria de Imagens

23.05.12 - 10:12 | Abertura da Festa, Galerias de Imagens

Visite nossa galeria de imagens e veja como foi a Abertura da Festa.

Abertura da Festa do Divino Espírito Santo 2012

18.05.12 - 12:22 | Notícias, Notícias da Festa

Muita Oração e Fé, assim teve início a Festa do Divino Espírito Santo 2012 em Mogi das Cruzes. Ontem, pouco antes das 16h chegaram a residência dos festeiros Josmar Cassola e Maria Tereza Cassola em Cesar de Souza, três ônibus vindos da Catedral de Sant’Ana para saudar o início das comemorações. As rezadeiras e devotos desembarcaram dos ônibus ainda rezando mostrando que esta é uma festa de muita Oração e Fé.

Centenas de devotos estiveram na casa dos festeiros para acompanhar as comemorações, dentre elas a entrega definitiva das bandeiras da festa de 2011 aos ex-festeiros Antônio Lúcio e Maria Angela Pires de Lima e ex-capitães José Carlos e Lilian Aparecida Ramos Nunes.

Os festeiros resaltaram que a maior alegria desta festa é a união na família e muita oração. Após as homenagens e a acolhida dos festeiros chega o momento tão esperado por todos, a apresentação das novas bandeiras para a Festa do Divino Espírito Santo 2012, logo em seguida seguiram em cortejo até a Paróquia São Benedito onde foram recebidos pelo Padre Leandro Machado Silvestre, os festeiros de Cesar de Souza e toda a comunidade que eles próprios participam.

Na prefeitura de Mogi das Cruzes os festeiros foram recebidos pelo Prefeito Marco Aurélio Bertaioli e sua esposa Mara Bertaioli. Após, seguiram em cortejo pelas ruas da cidade até a Praça Cel. Almeida para a benção das novas bandeiras pelo Pe. Cláudio Taciano da Silva Querino, pároco da Catedral de Santana, para a abertura do Império e levantamento do mastro.

Durante as homenagens mais uma surpresa que comoveu a todos, a leitura de uma carta saudando as comemorações, os festeiros e todos os devotos, uma carta enviada por nosso querido Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Campinas, que durante quase sete nos guiou nos caminhos do Senhor e que deixou muitas saudades.

por Leandro Santos
Comunicação Diocese de Mogi das Cruzes

Começa hoje as Festividades ao Divino Espírito Santo

17.05.12 - 12:56 | Notícias, Notícias da Festa

Começa hoje dia 17/05/2012 a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, acompanhe a programação e não perca a maior e mais antiga e tradicional Festa do Divino que é realizada todos os anos em Mogi das Cruzes.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Acompanhe a programação de hoje

Data: 17 de Maio (quinta-feira)
Horário: 16h
Do lado da Catedral de Sant’Anna, sairão 2 ônibus para a casa dos Festeiros.
Horário de Saída dos ônibus: 15h30min
Local: Residência dos Festeiros à Rua Jorge Salomão, 1371 em Cezar de Souza
Concentração dos devotos, com as Bandeiras e o Mastro do Divino, na residência dos Festeiros. O cortejo seguirá até a Paróquia de São Benedito em Cezar de Souza, onde os fiéis e Festeiros receberão uma benção do Pe. Leandro Machado Silvestre, e em seguida o cortejo seguirá de ônibus até a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

Evento: Abertura da Festa e levantamento do mastro
Data: 17 de maio (quinta-feira)
Horário: 18h30min
Local: Praça Cel. Benedito de Almeida em frente a Catedral de Sant’Ana
Abertura e Benção do Império pelos Festeiros, Capitães de Mastro e pelo Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino, com a presença do Exmo. Prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Marco Aurélio Bertaiolli, autoridades, ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos do Divino Espírito Santo. O Império permanecerá aberto diariamente a partir do dia 17 de maio.

Benção das Novas Bandeiras – O Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino fará a bênção das bandeiras dos Festeiros, dos Capitães de Mastro de 2012 e dos devotos.

Hasteamento das Bandeiras – da Festa, pelo Festeiro, Sr. Josmar Cassola Silva; da Bandeira do Município de Mogi das Cruzes, pelo Exmo. Prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Marco Aurélio Bertaiolli e da Bandeira da Paz, pelo Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino.

Benção e Levantamento do Mastro – Bênção pelo Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino e levantamento do Mastro pelos Capitães. Após o levantamento do Mastro, será servido o tradicional rosa-sol.

Dia especial para Confissões, em preparação a Festa do Divino Espírito Santo.
Data: 16 de maio (quarta-feira)

PROGRAMAÇÃO FOLCLÓRICA

QUERMESSE

Data: de 17 de maio (quinta-feira) a 27 de maio (domingo)
Horário: Início às 18h30min – aos sábados e domingos início às 14h
Local: Centro de Integração Profissional Deputado Maurício Nagib Najar, localizado na Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, no Mogilar com a ENTRADA PRINCIPAL pela nova Avenida Cívica.
Haverá barracas de doces típicos, salgados, churrasco, afogado, café caipira, yakissoba, caldos, frutas do amor, bebidas, etc.

SHOW

Data: de 17 de maio (quinta-feira)
Horário: das 19h30min às 21h30min
BEIJOCA E GILMAR BANDA de Guararema
Horário: das 21h30min às 23h30min
OS AMIGOS DE MOGI BANDA

E amanhã tem mais!

BENE RAMOS, LANUTI VANDIN (Sósia do Zé Ric) e LUIZ CLAUDIO E RODRIGO NERY BANDA

Homenagem a “Dona Rita”

14.05.12 - 11:26 | Notícias

Rita Anna Nascimento Eugenio
Dona Rita é homenageada nos cartazes da “Festa do Divino Espírito Santo de 2012”.

Em 24 de Abril de 1921, nasceu em Mogi das Cruzes no estado de São Paulo, Rita Anna Nascimento Eugenio filha de Adão Manoel do Nascimento e de Sebastiana Anna da Conceição, naturais de Minas Gerais.

Dona Rita, assim como era chamada, foi funcionária pública da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes onde trabalhou por muito tempo na Biblioteca Municipal, foi casada com o Sr. João Eugenio, comerciante, com o qual teve uma filha, Maria Aparecida do Nascimento.

Sua participação na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes teve início em 1969 quando a convite dos, então festeiros, José Pinheiro Franco e Wanda Campilongo Franco, começou a organizar o “Café da Alvorada”, o tradicional café com biscoitos que ainda hoje é servido aos fiéis após a Alvorada.

Outra missão destinada à Dona Rita foi a de levar a imagem do Divino Espírito Santo aos lares dos fiéis e com eles rezar o Terço que após o ano de 1995 foi substituído pela Coroa do Divino Espírito Santo. Porém, com a impossibilidade de atender, pessoalmente, a todos os fiéis, Dona Rita organizou o grupo das rezadeiras, uma equipe numerosa capaz de propagar a devoção ao Divino Espírito Santo por toda a cidade.

Dona Rita faleceu em 16 de Novembro de 2008, rezando o terço em casa, na presença dos familiares e das companheiras rezadeiras, um ato de fé inabalável. Foram 39 anos que Dona Rita do café, como era conhecida, dedicou seu trabalho e devoção à Festa do Divino Espírito Santo.

A tradição dos Subimpérios

01.05.12 - 23:00 | Império, Notícias, Notícias da Festa

A Festa do Divino tem início muito antes da abertura oficial. A deste ano, por exemplo, começou no dia 29 de março com a inauguração do Subimpério no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus. A expectativa é que mais de 80 sejam abertos até o dia 17 de maio.

A origem do Subimpério vem de centenas de anos, quando os devotos que moravam afastados do centro da cidade, onde ficava o Império, montavam seus pequenos altares para louvar o Divino Espírito Santo. Em 1993, quando Maria José e Miled Cury Andere foram festeiros, iniciou-se a tradição da montagem em escolas.

A filha dos festeiros, Márcia Andere, sugeriu que a instituição de ensino onde era diretora recebesse um Subimpério. No primeiro ano, três escolas estaduais tiveram um altar: Silvia Mafra Machado, Washington Luiz e Coronel Benedito de Almeida. “No ano seguinte, o número de escolas dobrou e já chegamos a ter 100 na cidade. Desde então, fazemos esse trabalho da visita dos festeiros nas escolas, universidades, prefeitura e empresas”, conta Márcia, que coordena todas as montagens e visitas aos Subimpérios de Mogi.

O trabalho de contato com as escolas tem início aproximadamente dois meses antes da festa por meio de convites. As escolas podem participar de cinco maneiras: doando alimentos, confeccionando flores de papel para serem utilizadas na Entrada dos Palmitos, fazendo o tapete ornamental de Pentecostes, participando do cortejo na Entrada dos Palmitos e montando um Subimpério.

Como tradição, todos os Subimpérios possuem uma imagem do Divino Espírito Santo, uma urna onde são recolhidos os pedidos para serem queimados no encerramento da festa e as fitas na qual os devotos dão um nó a cada pedido realizado.

próxima »

^ topo

Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso