

412 Anos de Fé, Devoção, cultura, Folclore e Tradição em Mogi das Cruzes
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é a maior e mais antiga celebração religiosa da cidade, reunindo milhares de fiéis em manifestações de fé, cultura e solidariedade. Com forte participação popular, o evento mantém viva uma tradição passada de geração em geração.
A primeira referência à festa remonta a 1613, em uma ata da Câmara Municipal, comprovando sua longa história de devoção ao Espírito Santo. Mais que uma celebração, é um símbolo da identidade religiosa e cultural de Mogi das Cruzes.




Judith Gonzaga
Judith Gonzaga é uma figura de grande importância na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. Com 60 anos de dedicação como voluntária, ela simboliza o amor e o compromisso de toda uma comunidade com essa celebração tão tradicional e sagrada. Como rezadeira, Judith desempenha um papel fundamental na espiritualidade e na preservação das tradições, conduzindo orações e mantendo viva a fé dos participantes. Além disso, sua experiência como “Abelhinha do tortinho” demonstra sua participação ativa na organização e no cuidado com os detalhes que fazem diferença na festa. Sua dedicação é uma inspiração e uma ponte entre o passado e o presente, garantindo que a essência dessa celebração continue forte para as futuras gerações.
Galeria de fotos
14 a 24 de maio de 2026

-
FESTEIROS:
Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina -
LEMA 2026:
Em breve -
TEMA 2026:
Em breve -
CAPITÃES DE MASTRO:
Maurício de Lima Ramos e
Tavane Prado Rodrigues Ramos -
ORGANIZAÇÃO:
Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo Diocese de Mogi das Cruzes
