best css templates

Procissão de Pentecostes

Dia de Pentecostes, neste dia ocorre a procissão do Divino Espírito Santo, pelas ruas da cidade onde são confeccionados os  tapetes ornamentais para a passagem do cortejo. Em seguida, é celebrada a solene Missa de Pentecostes. É a maior e mais antiga manifestação  de Fé e devoção ao Divino Espírito Santo do Brasil,  onde participam milhares de devotos.

    O último dia dos festejos, quando a Igreja Católica comemora a Festa de Pentecostes, é marcado pela solene procissão em louvor ao Divino Espirito Santo que, partindo da Catedral de Santana, percorre as principais ruas da cidade. É uma das maiores, senão a maior, manifestação religiosa da cidade, da qual participam milhares de devotos.

    A sua estrutura tem sofrido alguma alteração, mas, nos últimos anos, ela tem se apresentado na seguinte ordem: na frente, abrindo o cortejo, os grupos de Congada, Moçambique e Marujada; a seguir, sempre em fila dupla, as Irmandades de São Benedito, Venerável Ordem Terceira do Carmo, Sagrado Coração de Jesus, Santana e do Santíssimo Sacramento; seguem-se as equipes de rezadeiras, carregando os seus cofrinhos com os pedidos dos devotos.

    No espaço central, entre as duas alas, se postam as jovens portando os símbolos Fé, Esperança e Caridade, seguidas das que levam os cestos com os pombinhos, representando os Dons do Divino; logo atrás, o Sr. Bispo Diocesano, seguido do Imperador menino e seu séquito, dos Festeiros, Capitães-do-Mastro e do Andor do Divino; a seguir, os casais de ex-festeiros e ex-capitães do mastro, todos com suas belas bandeiras, a Banda Santa Cecília, os devotos com suas bandeiras e o povo em geral.

    Na Festa de 1989, teve início a montagem de altares nas casas de devotos, ao longo do percurso da procissão, correspondendo aos sete Dons do Divino. Cada altar é ornamentado na cor do Dom que representa e, quando da passagem da procissão, há uma breve parada, para que menina possa soltar a pombinha que representa aquele símbolo. Na ocasião, o Sr. Bispo Diocesano, em cada uma das paradas, faz uma breve alocução sobre o significado daquele Dom para os devotos.

    Merece menção especial o belíssimo tapete ornamental, executado pelas Escolas da cidade e que cobre as Ruas Dr. Paulo Frontin e Dr. Deodato Wertheimer, sobre o qual passa a procissão. Igual menção deve-se fazer para o Andor do Divino, sempre belíssimo e executado com refinado gosto artístico.

SEDE DA ASSOCIAÇÃO
PRÓ-FESTA DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO:
Av Francisco Rodrigues Filho, 1232 - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes/SP - CEP: 08773-380


SEDE DA MITRA DIOCESANA
DE MOGI DAS CRUZES:
R. Ipiranga, 1469 - Jardim Santista, Mogi das Cruzes/SP CEP: 08730-000

Links

Mitra Diocesana
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Academia Mogicruzense-AMHAL

Contatos Pró-Divino

(11) 4790-6835
faleconosco@festadodivino.org.br

Desenvolvido por FasDesigner