Festa do Divino
Espírito Santo 2022
 

Mogi das Cruzes - SP

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2022 terá o mesmo tema: a “Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz.”

🕊🙏 No logo, destaque para sete elementos, que juntos, fazem um instrumento de evangelização, uma catequese, e ajudam a identificar a Festa do Divino de 2022: Pomba da paz (símbolo do perdão e misericórdia de Deus), ramos de Oliveira, lema 2022 (oração “popularmente” conhecida como sendo de São Francisco de Assis, irmão Sol (São Francisco é visto como uma figura exemplar de grande irradiação), saudação franciscana (Pax et bonum – paz e bem), TAU (é a última letra do alfabeto hebraico, em forma de uma cruz, como a que se apresentava antes de receber a inscrição de Pilatos) e significado dos três nós.

Mais detalhes sobre o logotipo podem ser conferidas no Papo Divino podcast nº 02, clicando aqui.

O lema tem como inspiração a oração da paz, mais conhecida como a oração de São Francisco.

O padre João Paulo da Silva explica aos devotos a mensagem que se passa por meio desse tema, fruto de muita oração: “O tema foi inspirado pelo Espírito Santo. Na realidade em que estamos vivendo, necessitamos muito de paz, mas que é pensada de maneira superficial e não na paz promovida pelo ser humano. E quando se fala de uma paz, que deve ser promovida pelo ser humano, é o Espírito Santo que transforma esse coração. Se a paz não acontece é porque o coração do homem está fragilizado, ferido e duro. E quem pode transformar o coração é somente o Espírito Santo”. Sobre a parte que diz, ‘fazei de mim’, o padre também faz uma observação. “Assume a responsabilidade daquele que é devoto. Ele (Senhor) faz a parte dele e eu, no singular, na primeira pessoa, que faço a minha parte. Cada um fazendo a sua parte, aí sim teremos um mundo de paz”, sintetiza.

O festeiro Ricardo revela qual é a representatividade do tema e de fato como os dois casais (festeiros e capitães de mastro) chegaram à escolha dele. “É muito difícil chegar a um lema, porque você precisa, no início, determinar algo que tenha um significado para um ano inteiro, de coisas que nem se imagina que vão ocorrer. A ideia foi colocar em oração, nos unimos e colocamos para a providência de Deus e sentimos, nos nossos corações, que esse seria um lema importante não apenas para o que desejamos para a festa, e sim o que queremos para o mundo que ainda sofre as consequências da pandemia, do isolamento, do distanciamento. E o que vem depois disso, como eu entrei e como estou saindo disso? É óbvio que, como cristão, esperamos que tenhamos saído melhores dessa experiência. Por isso a singularidade do ‘fazei de mim’ o instrumento, porque se não terceirizamos a responsabilidade para o outro. Quando levamos para esse campo, de ‘fazei de nós’ sempre esperamos que o outro faça. O nosso desejo é provocar uma mensagem e que cada indivíduo busque dentro de si a importância de ser melhor... e assim criamos uma comunidade fraterna”, diz Ricardo.

👉🏼 Em 2022, a Festa do Divino ocorrerá de 26 de maio a 05 de junho.

A arte do logo foi confeccionada pelo designer Fabio Santana (Estúdio de Criação San Luca / FasDesigner). 

SEDE DA ASSOCIAÇÃO
PRÓ-FESTA DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO:
Av Francisco Rodrigues Filho, 1232 - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes/SP - CEP: 08773-380


SEDE DA MITRA DIOCESANA
DE MOGI DAS CRUZES:
R. Ipiranga, 1469 - Jardim Santista, Mogi das Cruzes/SP CEP: 08730-000

Links

Mitra Diocesana
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Academia Mogicruzense-AMHAL

Contatos Pró-Divino

(11) 4790-6835
faleconosco@festadodivino.org.br

Desenvolvido por FasDesigner e San Luca