“Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias” é o tema da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2023 em que os festeiros serão Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro serão Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. 

🕊🙏 No logo, destaque para sete elementos, que juntos, fazem um instrumento de evangelização, uma catequese, e ajudam a identificar a Festa do Divino de 2023: 

• A PORTA ABERTA
A porta representa a entrada da casa de todas as famílias, e estando aberta permite que a Santíssima Trindade possa entrar e habitar. Cabe a nós abrir as portas do nosso lar e com convicção dizer: "Eu e minha casa serviremos o Senhor.” (Josué 24,14-15).
Onde a família, que é a igreja doméstica, abre suas portas do coração para acolher Cristo em suas vidas as
bênçãos surgirão como flores num lindo jardim: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa.” (Apocalipse 3.20).

• A POMBA E A LUZ
A pomba descendo do céu, representa o Espírito Santo entrando com sua grande luz em nossa casa e preenchendo toda a nossa vida. Assim como em Atos dos Apóstolos, 2, 1:2 " Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados."
Que a luz do Espírito Santo entre nas casas de todas as famílias!

• AS TRÊS FLORES
Na Bíblia vemos Deus se expressar de forma figurada, dizendo que Seu desejo é que nosso lar seja como um jardim de flores. "A casa do justo florescerá e dos ímpios se desfaz”! Provérbios 14:11.
Quando Deus criou o primeiro casal, Ele os colocou no paraíso. Portanto a primeira casa do ser humano foi um belo e florido jardim, cheio de vidas criadas por Deus. Para Deus o mundo era e é a casa comum. 
Devemos ser como um jardineiro que cuida do seu jardim com amor, que para florescer é necessário regar, zelar e cuidar todos os dias.
As três flores simbolizam a Santíssima Trindade e, também, a união do pai, mãe e filhos. As cores, por sua vez, fazem referência ao Laranja do fogo do Espírito Santo (mistura do amarelo com o vermelho), enquanto o rosa (mistura do vermelho com branco), significa a remissão dos pecados pelo sangue de Cristo e, consequentemente, a intimidade com Deus. Por fim, o roxo (mistura do vermelho com azul) simboliza o Temor de Deus e realeza de Jesus.

• AS ALIANÇAS E A FITA VERMELHA
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6). O matrimônio sacramental, além da aliança entre duas pessoas, se dá também na aliança com Deus. 
A aliança matrimonial é um gesto de fidelidade e união, que simbolizam uma conexão entre Deus e o ser humano, o homem e mulher. Em Gn 2,24, Deus une o casal: “O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e se tornarão uma só carne”. 
Nesta representação, o Espírito Santo traz para o lar, uma fita vermelha (a cor do amor) com as inscrições da fé e da união, envolvidos nas alianças que são o símbolo do sacramento do matrimônio.

• BENÇÃO DO GIZ: 20*C+M+B+23
No dia da Solenidade da Epifania do Senhor, há um costume católico antigo de marcar com giz a porta de entrada das casas dos fiéis.
A bênção das casas na Epifania é para trazer a certeza de que a Encarnação de Jesus, pela qual ele veio morar entre nós (Jo 1, 14), atua em nosso íntimo na vida de cada dia. Portanto, marcar a porta assim, seria o mesmo que pedir que ali habitasse o Menino Jesus e, por isso, a própria Santíssima Trindade! 
Com essa inscrição, invocamos a bênção para os nossos lares e reivindicamos a soberania de Cristo para os espaços onde vivemos e trabalhamos. Trata-se de consagrar a casa ao Senhor Jesus e para este ano de 2023 temos a seguinte representação: os números 20 e o 23, representam o ano 2023, ou seja, o ano que se inicia.
O símbolo * (asterisco), significa a estrela de Belém que guiou os reis magos até
Belém. E as letras, C M B, representam Christus Mansionem Benedicat (Cristo Abençoe esta Casa), onde cada letra é intercalada com uma cruz que é a Santíssima Trindade.
As letras C M B, também podem ser entendidas como a representação dos três Reis Magos (sendo que Gaspar pode ser escrito Caspar, Melchior e Baltazar ) e significam uma forma de receber os magos em nossa casa.
Essas inscrições, podem ser mantidas até a Festa de Pentecostes ou durante todo ano até a próxima Solenidade da Epifania. 👉🏼 Em 2023, a Festa do Divino ocorrerá de 18 a 28 de maio.

A arte do logo foi confeccionada pelo designer Fabio Santana (Estúdio de Criação San Luca). 

SEDE DA ASSOCIAÇÃO
PRÓ-FESTA DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO:
Av Francisco Rodrigues Filho, 1232 - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes/SP - CEP: 08773-380


SEDE DA MITRA DIOCESANA
DE MOGI DAS CRUZES:
R. Ipiranga, 1469 - Jardim Santista, Mogi das Cruzes/SP CEP: 08730-000

Links

Mitra Diocesana
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Academia Mogicruzense-AMHAL

Contatos Pró-Divino

(11) 4790-6835
faleconosco@festadodivino.org.br

Desenvolvido por FasDesigner e San Luca