Novamente no comando da Festa do Divino Espírito Santo, o empresário Josmar Cassola da Silva, ao lado de Maria Tereza, responderá pela organização do evento de 2023. O festeiro foi anunciado na missa de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16), na Catedral de Santana, onde tradicionalmente o nome dos futuros festeiros e capitães do mastro são apresentados à comunidade.
O segundo casal responsável pela organização e condução da Festa do Divino de Mogi das Cruzes será formado por Maria de Lourdes e Ricardo Medina.
A apresentação foi feita minutos antes da missa de Corpus Christi (que está sendo transmitida ao vivo no site do festejo). O bispo afirmou que o nome dos festeiros partiu dele próprio e dos capitães do mastro foram sugeridos pelos festeiros deste ano, Ricardo e Denise Lima da Costa.
A família Cassola sempre esteve ligada às atividades católicas na cidade. Josmar dirigiu a Associação Pró-Divino e conseguiu imprimir uma marca de gestão mais voltada à profissionalização na condução do evento.
Em 2010, quando o bispo era dom Airton José dos Santos, o casal foi capitão de mastro, e os festeiros, Jefferson e Flávia Cassola.
Josmar e Jefferson são filhos de Joel e Neide Cassola, ambos já falecidos, e ex-capitães do mastro. Dona Neide faleceu no ano passado, após ter contraído a Covid-19. Em O Diário, ela foi entrevistada de domingo, quando contou a ligação da família com a Igreja Católica e a Festa do Divino (releia a reportagem).
A escolha dos festeiros mira a organização do evento no ano que vem, e já começa nas próximas semanas.
Espera-se que, em 2023, a Festa retome programas antigos, como a realização da quermesse e da Entrada dos Palmitos, caso as condições da pandemia permitam.
Neste ano, houve certo desconforto e pesar pela não realização da quermesse, que costuma reunir milhares de pessoas e auxiliar fortemente o caixa da própria Diocese e das entidades sociais responsáveis pelas barracas. A pandemia, a falta de recursos financeiros e o pouco tempo hábil para a organização levaram à decisão de não realizar esse festival cultural e gastronômico.
Fonte: TV Diário
Nomes dos novos festeiros da Festa do Divino de Mogi das Cruzes de 2023 são anunciados