COMUNICADO OFICIAL

Apesar disso, a festividade irá manter as missas da novena preparatória para o Dia de Pentecostes (não presencial); no ano que vem, os festeiros e capitães de mastro serão os mesmos  

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) provocou uma série de cancelamentos e adiamentos de eventos dos mais variados tipos e de diversos segmentos. E não poderia ser diferente com a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2020, considerada hoje uma das maiores festas religiosas do Brasil e que reúne um grande público em todos os eventos. Programada para ocorrer de 21 a 31 de maio, ela já havia sido adiada, mas os festeiros Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira e dos capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha optaram pelo cancelamento de um dos eventos mais tradicionais da Região do Alto Tietê, após uma reunião com o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na tarde de quinta-feira (30/4). A decisão foi comunicada na manhã deste sábado (9/5), em reunião com representantes das entidades sociais que participam da Quermesse, na Associação Pró-Festa do Divino.

Desta forma e diante de um cenário que preza por medidas de isolamento social, ou seja, que pede para evitar aglomeração de pessoas, e assim conter a propagação da Covid-19, a Festa do Divino não ocorrerá em sua plenitude neste ano e terá sua continuidade em 2021, quando se espera um cenário muito melhor do que o mundo vive na atualidade. No próximo ano, a festa ocorrerá de 13 a 23 de maio, sob o mesmo tema e com os mesmos casais de festeiros e capitães de mastro.

Para o período da Festa do Divino, festeiros e capitães de mastro planejam várias ações para comemorar o Dia de Pentecostes (31 de maio), data que celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, como a celebração das missas da novena preparatória, de 22 a 30 de maio, de maneira não presencial e com transmissão online. Todas as decisões foram tomadas em comum acordo e com total apoio do bispo diocesano e da Associação Pró-Festa do Divino.

“Até então, a Festa do Divino estava apenas adiada. Tínhamos a esperança do mundo já estar com um cenário bem melhor no segundo semestre. Contudo, a evolução do coronavírus no Brasil e diante das incertezas do futuro, nós não podemos, jamais, colocar centenas de vidas em risco. Por esta razão decidimos pelo cancelamento da Festa do Divino neste ano e pela continuidade dela em 2021”, explicou a festeira Alê, que pede que os devotos montem subimpérios em suas casas.

O festeiro Mauro disse que tentou protelar ao máximo essa decisão, mas “com muita tristeza tiveram de chegar ao cancelamento”. “A Festa deste ano já estava toda pronta, como o Império e as bandeiras dos festeiros e capitães de mastro. Os artistas principais que iriam cantar na Quermesse também já estavam contratados. Mas o momento pede cautela e precaução”, destacou o festeiro.

A celebração das Santas Missas da novena preparatória que tradicionalmente ocorre na Catedral de Santana, neste ano, será realizada na Paróquia do padre celebrante, sem a presença de devotos. Todas as missas terão a transmissão online e poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Festa do Divino (https://www.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes/) e da Igreja na Mídia (www.facebook.com/igrejanamidia). Além disto, outras ações estão sendo planejadas pelos festeiros e capitães de mastro para serem realizadas no período da festividade e que serão divulgadas a partir da próxima semana. Dentre elas, está a montagem do Subimpério na Catedral de Santana.

"Durante este período em que Mogi das Cruzes e Região se tinge de vermelho, nós queremos manter isso com a expressão da vivência e devoção ao Espírito Santo ainda que nós não possamos nos encontrar fisicamente", comentou o padre Diogo Shishito.

Durante a reunião deste sábado, os festeiros e capitães de mastro incentivaram que as entidades sociais produzam os quitutes comercializados durante os dias de Festa do Divino para fazer a venda online no período da festividade, com entregas via delivery ou até no sistema drive thru, como forma de angariar recursos. Os representantes das organizações sociais entenderam a situação e alguns afirmaram que já estão comercializando os produtos. É o caso da Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade que já estão fazendo ações desse tipo.


Reza via WhatsApp
Além disso, algumas atividades religiosas não pararam de ocorrer, apenas foram adaptadas ao atual momento. Em um cenário ‘normal’, por exemplo, as rezadeiras, rezadores e seus auxiliares estariam percorrendo os quatro cantos da Cidade, indo às casas de famílias devotas para fazer a Coroa do Divino. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, essas rezas estão ocorrendo via WhatsApp. Cada rezadeira criou o seu grupo para fazer a Coroa do Divino e é por meio dessa ferramenta que elas levam mensagens de fé e esperança às famílias que pedem por orações e reforçam os pedidos de dias melhores.

Também há a ação solidária, implantada pelos festeiros e capitães de mastro, como forma de prevenção ao novo coronavírus: a confecção e doação de máscaras a diversas entidades sociais. “A doação de máscaras protetoras continua, assim como a confecção delas que, no momento, estão sendo feitas por um grupo de oito voluntárias. Já doamos três mil máscaras. Uma empresa nos fez a doação de tecido de algodão e elásticos para que as nossas voluntárias confeccionem mais máscaras”, disse o festeiro Mauro.

O tema da festividade é: “Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”.

Outras informações sobre a Festa do Divino podem ser obtidas por meio do e-mail: faleconosco@festadodivino.org.br

SEDE DA ASSOCIAÇÃO
PRÓ-FESTA DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO:
Av Francisco Rodrigues Filho, 1232 - Vila Mogilar, Mogi das Cruzes/SP - CEP: 08773-380


SEDE DA MITRA DIOCESANA
DE MOGI DAS CRUZES:
R. Ipiranga, 1469 - Jardim Santista, Mogi das Cruzes/SP CEP: 08730-000

Links

Mitra Diocesana
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Academia Mogicruzense-AMHAL

Contatos Pró-Divino

(11) 4790-6835
faleconosco@festadodivino.org.br

Desenvolvido por FasDesigner e San Luca