Museu do Divino Espírito Santo

O Museu da Festa do Divino Espírito Santo, em Mogi das Cruzes, tem por objetivos principais: fomentar as pesquisas sobre a Festa; recolher armazenar e disponibilizar toda espécie de acervo concernente ao evento (fotos, cartazes, obras de arte, livros, objetos devocionais, bem como material de divulgação e de registro) a todos aqueles que se interessem pela história da Festa e pela devoção ao Espírito Santo.

O Museu da Festa do Divino homenageia, em seu nome, uma das grandes figuras da história da Festa, a Profª Amália Thereza Manna de Deus. E dentro do dinamismo que ela colocou na Festa, o Museu pretende também inserir-se na vida cultural e  religiosa da cidade, dando um novo enfoque à Festa e ao próprio Museu. Sendo assim, tão logo sejam concluídas as obras de adaptação, o Museu, além de oferecer ao visitante um acervo que registra e que conta a história da Festa, ao longo dos anos, fará realizar oficinas de artesanato, de culinária, palestras e outras atividades que visem divulgar, de maneira agradável a história dessa grande festa religiosa de Mogi das Cruzes. Também fará o registro de depoimentos de pessoas ilustres e notáveis, da cidade e da região, que tenham em sua memória fatos marcantes do desenvolvimento da Festa.

O Museu está instalado na Rua Dr. Paulo Frontin, 400, no centro de Mogi das Cruzes. O Museu do Divino é mantido pela Associação Pró-Festa do Divino e existe há cinco anos. Desde a metade de 2015 está em um imóvel construído pela Diocese, ao fundo da Catedral de Santana. Até o momento, o local conta com 190 obras no acervo. O local funciona aos sábados, das 8h30 às 16h30, e aos domingos, das 8 horas ao meio dia. Na última segunda-feira do mês, quando há novena do Divino na Catedral, após a missa o espaço também abre as portas. Os gestores pretendem ampliar o funcionamento.

^ topo

Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso