Comidas Típicas

Afogado

Ensopado à base de carne e batata. No seu preparo utilizam-se inúmeros temperos, como salsão, salsa, cebolinha, cebola, molho natural de tomate, etc. Na Festa é servido em cumbucas de barro acompanhado por farinha de mandioca torrada. No sábado antes do domingo de Pentecostes, após a Entrada dos Palmitos, é servido o Afogado do Povo gratuitamente para todos os devotos no recinto da quermesse, simbolizando a fartura da Festa. Em 2011 foram servidos 6.000 pratos gratuitamente aos devotos.

Tortinho

Bolinho caipira em formado de meia lua –daí o seu nome– confeccionado com farinha de milho branca e farinha de mandioca. No preparo da massa, são utilizados inúmeros temperos, dentre os quais se sobressai o coentro. O recheio do bolinho é de carne moída refogada.

Churrasco dos Sete Dons

Recebe este nome porque se atribui ao Divino a doação de Sete Dons (Fortaleza, Sabedoria, Piedade, Ciência, Temor a Deus, Conselho e Entendimento). No preparo do tempero do churrasco também são usadas sete iguarias: óleo, especiarias, cebolinha, cebola, salsinha, sal e água. A carne é sempre contra-filé. O churrasco é grelhado em chapa aquecida a gás e é servido em pão francês.

Rosa-Sol

A bebida típica é feita com cachaça bem fraca, bastante cravo, canela, erva doce, casca de limão e noz moscada. Depois de fazer uma calda com os ingredientes, se mistura um pouco de anilina vermelha, até que a bebida adquira a cor rosada.

Vinho Quente

Bebida à base de vinho tinto seco ou doce feita basicamente com maçãs picadas, canela em casca, cravo da Índia, açúcar refinado e água. Deve sempre ser servido aquecido.

^ topo

Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso