• Notícias
  • Bispo exalta participação dos devotos na Festa do Divino

    21.05.18 - 18:32 | Notícias

     

    Terceiro Dom - Conselho - Terezinha de Jesus Mello

    Nos seis anos que está à frente da Diocese de Mogi das Cruzes, o bispo, Dom Pedro Luiz Stringhini, fez questão de destacar que a Festa do Divino Espírito Santo de 2018 foi a que atraiu o maior número de devotos em todas as manifestações religiosas que caracterizam a tradicional festividade. Nos 11 dias de evento que une fé e folclore,  a forte presença dos fiéis em momentos como as Alvoradas; nas Santas Missas da Novena, seguidas da Passeata das Bandeiras, com a Catedral de Sant´Ana lotada todas as noites; na Entrada dos Palmitos; e na Procissão de Pentecoste, foi bem marcante e maciça. “Agradeço a Deus e ao Divino Espírito Santo de estar me concedendo essa graça de a cada ano viver esse momento tão forte. É o momento mais forte da vida da nossa Diocese, embora cada tempo litúrgico seja um tempo forte. Tivemos as Alvoradas com um público variando de 2 mil pessoas a 3,5 mil pessoas. A Catedral de Sant´Ana sempre cheia nas noites de novena. Na Procissão de Pentecostes, a estimativa de público foi de 10 mil devotos assistindo e 1 mil participando no cortejo. Há muita bênção de Deus, muita presença de Jesus, muito dom do Espírito Santo”, avalia o bispo, após o fechamento do Império, na noite deste domingo (20/5).

    O domingo, último dia da Festa do Divino, Dia de Pentecostes, foi marcado pela Alvorada, Procissão de Pentecostes, incineração dos pedidos feitos às rezadeiras e às visitas ao Império, e o fechamento das cortinas do Império.

    Emocionada, a festeira Sandra Chaudar Santana lembra os dias abençoados que viveu ao lado do marido, Wilamis, e dos capitães de mastro Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido e Mauro de Assis Margarido, nos dez meses de preparação da Festa do Divino e nos 11 dias de festividade. “Entregar esta festa é um dever de missão cumprida, choramos de emoção por ter feito essa festa tão linda e tão maravilhosa e saber que os devotos foram maravilhosos em todos os momentos, sempre nos acompanhando. O Espírito Santo esteve presente em nós, em nossos corações. Por todos os lugares onde passamos, nas aberturas dos Subimpérios, nas Visitas das Bandeiras, nas Passeatas, era só emoção. Até na Entrada dos Palmitos com chuva, lá estavam os fiéis. Obrigada a todos”.

     

    Balanço  

    O balanço oficial, incluindo o balancete financeiro da Quermesse, deve ser apresentado no prazo máximo de um mês, segundo o presidente da Associação Pró-Divino, Josmar Cassola. “Agora vamos contabilizar todos os resultados para poder apresentar à população e fazer o repasse às 27 entidades que participaram da Quermesse.

    Em 2019, a Festa do Divino ocorrerá de 30 de maio a 9 de junho. Os festeiros serão anunciados no Dia de Corpus Christi, daqui a 10 dias, em 31 de maio.

     

    Texto e foto: Maria Salas / AlexMar Assessoria de Comunicação 

     

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso