• Notícias
  • Retiro espiritual e missa de envio ocorre neste fim de semana

    25.01.18 - 14:51 | Notícias

    Os dois momentos especiais marcam o início da missão evangelizadora das rezadeiras e rezadores de uma das mais tradicionais festas religiosas de Mogi das Cruzes

    IMG_3991@CIPULLO

    Os 52 grupos de rezadeiras e rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes participam neste fim de semana do Retiro Espiritual e da Missa de Envio, dois momentos que simbolizam o começo da caminhada de fé dessas pessoas e seus auxiliares às residências dos devotos do Divino. No sábado (27), o retiro ocorre na Associação Pró-Festa do Divino, das 7h30 às 17 horas. Já no domingo (28), o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, celebra a missa, às 19h30, na Catedral de Santana. A Festa do Divino será realizada de 10 a 20 de maio, sob o tema “Divino Espírito Santo, iluminai a juventude e concedei-nos vossa paz”. Os festeiros são Wilamis Roberto Chaudar Santana e Sandra Alves de Siqueira Chaudar Santana e os capitães de mastro são Mauro de Assis Margarido, o ‘Maurinho Despachante’, e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido.

    A coordenação dos grupos de rezadeiras e rezadores é de Aparecida Marlene Miguel de Barros, a ‘Cida’, e Elizabeth Martins de Godoy, a ‘Beth’, há seis anos. De acordo com elas, na Festa do Divino de 2017, foram visitadas 2.606 casas e 34.317 mil pessoas evangelizadas. “Este momento de retiro é quando elas se preparam estudando o tema da festa. A missa, por sua vez, marca esse pontapé inicial e o anúncio que a festa se aproxima”, explicam as coordenadoras, que, ao lado dos festeiros e capitães de mastro acertam os detalhes para os dois dias.

    No sábado, após a recepção com um café da manhã, às 7h30, todos irão participar da Santa Missa, que será presidida pelo padre Diogo Shishito. Logo em seguida, serão realizadas várias palestras e momentos de reflexão, com a participação do padre Aleksandro Basseto Moreira. O evento conta, ainda, com a presença dos festeiros e capitães de mastro e demais membros da Pró-Divino.

    “As rezadeiras e rezadores são missionários do Divino Espírito Santo, levando à casa de quem necessita: oração, espiritualidade, devoção e esperança”, sintetiza a festeira Sandra. “O envio das rezadeiras e rezadores é o momento mais especial da festa, pois a partir daí os grupos começam a levar o Divino Espírito Santo a milhares de residências da região”, observa o festeiro Wilamis.

    A Santa Missa, no domingo, segundo o bispo diocesano, também tem o seu simbolismo. “As  rezadeiras e rezadores serão enviados em oração, preparando a Festa do Divino. Porque o Divino vem a nós quando o invocamos, e as rezadeiras e rezadores nos ajudam a invocá-lo. São pessoas que precisam de saúde, todos nós precisamos; para quem precisa de paz, todos precisamos; rezando pelas famílias, pela igreja, pela Diocese, ou seja, pedir mesmo pelos dons do Espírito Santo. E a festa tem esse colorido de alegria e esperança, quando vemos a multidão reunida. É o tempo da fé e tanta gente que se veste na cor vermelha, que é o Espírito Santo, tudo leva a entender que, de fato, é a luz de Deus que brilha sobre nós”, ressalta dom Pedro.  

    Cada rezadeira tem o seu grupo de orações, integrado por mais cinco pessoas. Elas percorrem os diferentes pontos da Cidade, inclusive a zona rural, levando preces e a mensagem do Espírito Santo aos lares dos devotos.

    Os interessados em receber as visitas devem entrar em contato na Associação Pró-Festa; na sede da Cúria Diocesana, no Alto do Ipiranga; ou nas paróquias. Além disso, as próprias rezadeiras podem agendar com os fiéis, que chegam a reunir mais pessoas em suas casas para recebê-las.

     

    Texto: Maria Salas / AlexMar Assessoria de Comunicação

    Foto: José Carlos Cipullo / Divulgação 

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso