• Notícias
  • A juventude e a paz são o tema da Festa do Divino de 2018

    18.09.17 - 19:48 | Notícias

    WhatsApp Image 2017-09-18 at 17.59.16

    “Divino Espírito Santo, iluminai a juventude a concedei-nos a vossa paz” é o tema da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2018. O anúncio foi feito pelos festeiros e capitães de mastro no sábado (16/09), antes do início da 2ª Coroa do Divino, na Associação Pró-Divino, no Mogilar. No próximo ano, a Festa do Divino será realizada de 10 a 20 de maio. Os festeiros são Wilamis Roberto Chaudar Santana e Sandra Alves de Siqueira Chaudar Santana e os capitães de mastro são Mauro de Assis Margarido, o ‘Maurinho Despachante’, e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido.

    A escolha do tema, de acordo com o padre Diogo Shishito, assessor eclesiástico da Festa do Divino, foi um prenúncio do tema do Sínodo dos Bispos, que terá o jovem como foco e será realizada em outubro de 2018. “Essa é a ação do Espírito Santo, nós não sabíamos dessa temática do evento da Igreja Católica que pensa na evangelização dos jovens. Como se vê, o Espírito Santo precede e ilumina todas as coisas. O tema é bastante propício, porque estamos vivendo um momento onde a juventude parece estar se perdendo cada vez mais, no mundo das drogas, de violência. Por meio desse tema estamos pedindo, também, que o Espírito Santo ilumine esse grupo da sociedade para que possamos ter a esperança de um mundo melhor, com mais paz”, diz o padre.

    Emocionado, o casal de festeiros revela que chegar a essa temática exigiu uma série de reuniões com os capitães de mastro e depois a aprovação final do bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini. “Desde o início, a nossa proposta foi envolver o jovem. A ideia é aproximá-lo da vida religiosa e acompanhá-lo em seu caminho existencial para a maturidade em um mundo que precisa de paz”, explica Wilamis. “Nós compartilhamos do mesmo pensamento, e vamos além, quando englobamos o mundo inteiro pedindo pela paz. Que Deus nos abençoe e ilumine sempre”, pede a festeira Sandra.

    Os capitães de mastro, por sua vez, adiantam que serão feitas algumas ações para envolver ainda mais o jovem não só na Festa do Divino, mas como também na vida religiosa como um todo. “Esta festividade é tão grandiosa, que precisa do jovem para continuar crescendo. E virão mais novidades para eles durante a festa. Quanto mais envolvidos eles estiverem na Igreja, vão passar por menos dificuldades”, destaca a festeira. O festeiro Maurinho destaca que o envolvimento da juventude na festividade religiosa existe. “A igreja é um começo. A sociedade precisa do jovem atuando. Eles são a grande força da mudança desse mundo e eles precisam entender o quanto estarão ajudando a si mesmo”, salienta Maurinho.

    A 3ª Coroa do Divino ocorrerá no dia 21 de outubro, também no terceiro sábado do mês, em razão do feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro).

    Texto e fotos: Maria Salas / AlexMar Assessoria de Comunicação  

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso