• Notícias
  • “Afogado do Povo” é servido após a Entrada dos Palmitos

    02.06.17 - 16:49 | Notícias

    Afogadão do Povo2.jpg.crdownload.jpg.crdownloadOs devotos da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes não podem ficar sem comer o tradicional prato da festividade religiosa e folclórica, o afogado. Neste sábado (03/06), logo após a Entrada dos Palmitos, é oferecido, gratuitamente, o “Afogado do Povo”, na Quermesse, localizada no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Nagib Najar”, no Mogilar. A Associação Pró-Divino, que é quem oferece o “sagrado prato”, estima que 5 mil pessoas sejam servidas com a iguaria feita à base de carne e batata.

    À frente do preparo desse cozido típico está André Marcondes, que é voluntário da Barraca do Afogado, há mais de 20 anos, e que há 16 se dedica no preparo do prato, sempre na véspera da Entrada dos Palmitos. Com ele, mais 50 pessoas atuam na cozinha, montada ao lado da Barraca do Bingo. Já no sábado, mais 20 pessoas se juntam ao grupo para ajudar a servir os fiéis. “Nós começamos a preparar a comida, já na sexta-feira pela manhã. Os voluntários começam a chegar por volta das 18 horas e vamos direto até umas 4 horas. Eu viro a noite”, revela André. Ele é filho do ex-festeiro Paulo Marcondes, que comandou a festividade em 1974, com a mulher, Leila Maria Marcondes de Carvalho. A distribuição do Afogado do Povo teve início na década de 1980.

    A organização pede que as pessoas não levem prato. Tudo é fornecido na hora.

     

    Missa Campal

    Depois de se alimentar bem, o devoto pode usufruir de uma tarde agradável na Quermesse. Além da parte social, de confraternização, há a celebração da Missa Campal, a partir das 15 horas. Quem preside a Santa Missa é o padre Wally Soares Silva, da Paróquia São Judas Tadeu, de Suzano. “A missa é um momento de oração dentro de um espaço amplo e aberto. Os fiéis aprovaram bem essa iniciativa”, destaca o festeiro João Pedro dos Santos Oliveira. Ele diz que, se o devoto não conseguir assistir à essa missa, ele poderá ir até a Catedral de Sant´Anna, no Centro de Mogi, onde será celebrada a penúltima missa da Novena Preparatória, às 19h30, com solenidade presidida pelo padre Dorival Aparecido de Moraes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

     

    Shows à noite

    A programação de shows na Quermesse prossegue neste fim de semana com as seguintes atrações.

    Depois de celebrar a Missa Campal, o padre Wally retorna ao palco, mas para uma apresentação especial com a sua banda, das 18h15 às 19h15. Na sequência, das 19h30 às 20 horas, tem apresentação da Dança Country Show. Das 20h15 às 21h15 é a vez de Jyou Guerra e Banda subir ao palco e animar o público, que depois ficará com o show de Luís Cláudio e Igor Félix e Banda, das 21h30 às 22h30. A Banda Stakeholder encerra a festa no sábado. Já no domingo (04/06), último dia da Quermesse e da Festa do Divino, os shows ficam por conta de Miller Gomes e Banda Tributo à Nossa Senhora  (18 às 19 horas), Banda Safras (19h15 às 19h45) e Willian Couto e Adriano e Banda (20 horas às 21h15). O último show quem faz é a Banda Band it!, a partir das 21h30.

     

    Texto: Maria Salas / AlexMar Assessoria de Comunicação 

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso