• Notícias
  • Festa do Divino é incluída na Rota da Luz SP

    28.10.16 - 8:57 | Notícias

    Festividade impulsiona o turismo religioso de Mogi das Cruzes, por meio do Projeto do Governo do Estado, lançado no ano passado e que tem como madrinha a primeira dama Lu Alckmin

    A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será incluída na Rota da Luz de São Paulo, caminhada em que os peregrinos vão a pé até Aparecida (veja matéria abaixo), em agradecimento a uma graça alcançada. A novidade surgiu após uma conversa entre integrantes da Associação Pró-Festa do Divino e os festeiros de 2017 com representantes da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e com a primeira dama Lu Alckmin, madrinha do projeto do Governo do Estado. A Associação Pró-Divino pretende, ainda, fazer uma caminhada, antes do início da festividade, para levar a Bandeira do Divino até Aparecida.

    À frente da Festa do Divino de 2017 estão os festeiros Márcia Regina Pauletti Oliveira e João Pedro dos Santos Oliveira e os capitães de mastro Nilde Cristina de Lima Gomes e Sérgio Paschoal Gomes, que trabalham a todo vapor para cumprir a agenda de compromissos pré-festa. Nesta segunda-feira (26), por exemplo, às 20 horas, ocorre a Santa Missa, na Capela do Divino (atrás da Catedral de Santana). Ela será celebrada pelo padre Claúdio Delfino.

    No próximo ano, a festividade ocorrerá de 25 de maio a 4 de junho, sob o tema “Divino Espírito Santo: Guiai nosso caminho na fé e na Unidade”.

    Para a festeira Márcia, que foi até a Capital, participar da reunião com Lu Alckmin, a inclusão da Festa do Divino na Rota da Luz é uma grande novidade para a edição de 2017: “Sem dúvida, é mais um momento de espiritualidade. A rota, embora tenha sido lançada há pouco tempo [em 3 de abril de 2015], é um caminho de fé, e a Festa do Divino só vem a agregar a todo esse roteiro. Vai ser bom porque eles [Governo do Estado] vão poder conhecer mais sobre a Festa do Divino, ou seja, a Rota da Luz vai ser amplamente divulgada em Mogi e a Cidade também será divulgado por meio das ações do governo estadual”. Ela lembrou, também, que o ano de 2017 é especial porque marca os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

    O presidente da Associação Pró-Divino, Josmar Cassola, também presente na reunião em São Paulo, ressalta que o projeto é muito bem-vindo porque vai fazer com que os peregrinos, ao passar por Mogi, vão, além de conhecer a Cidade, se inteirar mais sobre a Festa do Divino. “Uma das ações que nós propusemos é colocar uma imagem do Divino em um ponto de partida ou em algum outro lugar na Rota da Luz. A ideia é que essa obra, que pode ser de aço inox, seja feita por um artista plástico de Mogi. Queremos expor a obra em um jardim bonito ou até mesmo no Parque Centenário. A outra ação é a caminhada a pé, de devotos e a população de Mogi até Aparecida, já seja no mês de março ou abril de 2017”, revela Josmar.

    De acordo com ele, a Secretaria de Turismo do Estado sempre se mostrou solicita em conhecer mais sobre a Festa do Divino. Josmar acredita, contudo, que desta vez o projeto seja consolidado porque ele tem à frente a primeira dama Lu Alckmin. “No ano passado, nós iniciamos esse contato. E neste ano, assim que a Festa do Divino terminou, eu fiz um projeto de apresentação para mostrar ao Estado o quão grande e importante é essa festividade religiosa e folclórica e de que forma ela pode ajudar a impulsionar o turismo religioso na Cidade. O material foi enviado e aceito pela Secretaria, no turismo local e eles gostaram. A reunião com a primeira dama foi agendada e nós fomos até lá. A Lu Alckmin se emocionou muito ao recordar que o filho dela, Thomaz Alckmin, que faleceu no ano passado, fazia a peregrinação até Aparecida, mas pela Rodovia Presidente Dutra. E ela nos contou que já queria criar a Rota da Luz antes mesmo de ele morrer”, revela Josmar.

    A Rota da Luz

    Por meio da Rota da Luz, os peregrinos vão até Aparecida, que é centro de peregrinação religiosa da América Latina, e fazem a caminhada de 194 Km, passando por estradas vicinais ou estradas rurais, ao lado de fazendas de café, de leite, cachoeiras, matas, flora, fauna. O percurso inicia em Mogi das Cruzes e passa por outras oito cidades, entre elas Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

    O projeto integra o Caminha São Paulo, programa da Secretaria de Turismo do Estado que já conta com a Rota Bandeirante, a Rota Franciscana e a Rota Passos dos Jesuítas.

    Foto: Divulgação
    Josmar Cassola, presidente da Associação Pró-Festa do Divino; Romildo Campello, secretário de Cultura do Estado de São Paulo; padre Alberto Gomes da Silva, de Taiaçupeba; Lu Alckmin, primeira dama do Estado de São Paulo e madrinha do projeto Rota da Luz; Laércio Benko, secretário de Turismo do Estado de São Paulo; padre Diogo Shishito, assessor eclesiástico da Festa do Divino; Maurício Petiz, assessor de Gabinete do Turismo do Estado; e Márcia Regina Pauletti Oliveira, festeira de 2017

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso