• Notícias
  • Festa do Divino doa 3,5 toneladas de alimentos a 11 entidades

    04.06.15 - 7:58 | Notícias, Notícias da Associação, Notícias da Festa

    Ação é realizada desde 1993 e visa a ajudar instituições beneficentes que não participam da quermesse da Festa do Divino Espírito Santo

    A Associação Pró-Festa do Divino, festeiros e capitães de mastro da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2015 fizeram a doação de três toneladas e meia de alimentos para 11 entidades assistenciais de Mogi das Cruzes, na tarde desta quarta-feira (3). Os mantimentos foram arrecadados por meio de doação, feita por alunos de escolas públicas e particulares da Cidade, que montam Subimpérios em louvor ao Espírito Santo. Os estudantes, por sua vez, ganharam um marca página e um colar do Divino. O evento contou, ainda, com a participação do presidente da Associação, Leonídio Sales de Abreu, e sua esposa, Sylvia; dos festeiros Célio Roberto Cunha Mello e Maria Isabel da Silva Mello; dos coordenadores da Casa da Festa Márcia Andere e seu pai, Miled Cury Andere; e do padre Thiago Cosmo, assessor eclesiástico da Festa do Divino, que abençoou os mantimentos.

    O coordenador da Casa da Festa e da barraca dos doces e salgados da quermesse, Miled Cury Andere, de 94 anos, explica que parte dos mantimentos provenientes das escolas foi utilizada para o preparo dos quitutes comercializados nos dias da quermesse. O saldo dos alimentos, contudo, frisa ele, vai atender a população carente do Município, em especial às entidades que não atuam na quermesse da Festa do Divino: “Eles esperam ansiosos por essa doação, e, graças a Deus, neste ano estamos doando quase uma tonelada a mais do que no ano passado. As pessoas foram bem solidárias, apesar da crise e de muitas escolas não terem participado por causa da greve dos professores das escolas públicas, mas fomos surpreendidos pela boa quantidade de arrecadação. Para essas entidades, é uma bênção, e, para nós, uma alegria muito grande”.

    Esse tipo de doação por parte da Associação Pró-Festa do Divino ocorre desde 1993, ano em que Miled e sua esposa, Maria José Andere, a dona Zezé, falecida em 2010, foram festeiros. Foi nessa época, também, que os Subimpérios começaram a ser montados nos quatro cantos da Cidade. “Eu me sinto realizado poder dar continuidade a esse trabalho. No início, as doações eram poucas, mas hoje podemos ajudar mais entidades que prestam ótimos serviços para a comunidade local nos mais variados segmentos, atendendo a crianças, jovens e adultos e idosos”, comenta Miled, lembrando que as instituições beneficiadas são indicadas pela própria Associação.

    Representantes de cada uma dessas entidades (veja a lista abaixo) compareceram na sede da Associação, conhecida como a Casa da Festa, para receber o kit, composto de 100 quilos de açúcar, 100 litros de óleo, 29 quilos de farinha de trigo, 15 quilos de feijão, 18 quilos de farinha de mandioca, 15 quilos de macarrão, 20 quilos de cebola e 9 unidades de leite condensado.

    A presidente do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, Marielza da Silva, foi até a Associação para receber o seu kit, algo que se repete “há muito tempo”: “Não sei precisar quando começamos a receber a doação, mas já faz anos. E isso para nós é muito bom, nos ajuda bastante. Qualquer doação é bem-vinda, mas essa é abençoada”. Marielza conta que o Instituto beneficia 700 pessoas, entre crianças e jovens, com idades que variam dos 4 meses aos 18 anos, por meio de três unidades, sendo duas creches no Botujuru e um Centro de Educação Infantil (Ceic) no Conjunto Residencial Cocuera, além de prestar serviços sócioeducativos, em que são desenvolvidas aulas de capoeira, violão, artesanato, dança, informática e artes. “Tudo o que fazemos é para tirar essas crianças da rua”, diz Marielza.

    A Associação de Apoio das Crianças Carentes do Santo Ângelo presta serviços assistenciais a 155 famílias do bairro, todas devidamente cadastradas na entidade. O presidente da Associação, Melquíades de Oliveira, diz que a doação que vem da Festa do Divino é esperada com grande ansiedade: “Nós servimos sopa duas vezes por semana [terças e quintas-feiras] para cerca de 50 pessoas. Além disso, doamos roupas para essas famílias, que são carentes”.

    Além dessas doações, a Associação Pró-Festa do Divino fez a entrega de 1,6 mil doces e guloseimas a quatro entidades – Creche Santana, Creche Nossa Senhora do Socorro, Núcleo Comunitário Nossa Senhora das Graças e Fundação Ana de Moura – e para as crianças que participaram da Tarde de Folguedos, na quermesse, no dia 17 de maio.

    Nesta quinta-feira (4), Dia de Corpus Christi, o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, anuncia os casais de festeiros e capitães de mastro, que irão comandar a Festa do Divino de 2016.

    Entidades beneficiadas   

    1. Casa de São Vicente de Paulo
    2. Casa de Maria Maranathá
    3. Instituto Maria Mãe do Divino Amor
    4. Comunidade São José Operário
    5. Associação de Auxílio às Crianças Carentes
    6. Amigos da Fraternidade
    7. Comunidade São Francisco de Assis
    8. Associação Madre Tereza de Jesus
    9. Pastoral da Caridade Paróquia São João Batista
    10. Sopa da Fraternidade
    11. Grupo Quarta 100 Fome

    Maria Salas
    Assessoria de Imprensa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2015

     

     

     

     

     

     

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso