• Notícias
  • Dia de Pentecostes | Festa do Divino termina neste domingo com uma série de eventos

    22.05.15 - 18:39 | Notícias, Notícias da Festa

    “O Dia de Pentecostes é o mais importante da Festa do Divino. Neste dia celebramos a solenidade da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e a virgem Maria em Jerusalém”. A afirmação é do padre Thiago Cosmo, assessor eclesiático da festa, que lembra que uma série de eventos marca o encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, Dia de Pentecostes, neste domingo (24/05). A programação tem início logo pelas primeiras horas da manhã, às 5 horas, quando será realizada a última Alvorada. No período da tarde, às 16h30 ocorre a tradicional procissão, seguida de missa, com a celebração do bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini. Na sequência, ocorre a incineração dos pedidos e o fechamento do Império do Divino. “A vinda do Espírito Santo sobre a humanidade é a confirmação do carinho e da ternura de Deus por todos, pois, o divino Espírito Santo quer santificar aqueles que, pela fé, se deixam conduzir nos caminhos da história”, frisa o padre Thiago.

    Um dos pontos altos da comemoração é a procissão, em que os devotos percorrem algumas ruas centrais, partindo da Padre João, em frente à Catedral de Santana. As vias ganham um colorido especial e cheio de simbolismo, conforme explica o professor Mathias Tomasulo, há 21 anos na coordenação dos tapetes ornamentais. Segundo ele, a confecção dos tapetes  movimenta escolas das redes pública e particular, universidades, clubes, empresas e famílias mogianas, que se dedicam com devoção a esse momento da festa.

    Aproximadamente, 500 voluntários são envolvidos na confecção dos tapetes, que conta com a participação de 25 grupos. Eles se dividem na elaboração de dois tipos de tapetes: quadros e passadeiras. “Neste ano, teremos 18 quadros, medindo 4 m X 8 m, e 7 passadeiras, medindo 7m (comprimento) e 2,30 m (largura). Dentre os materiais usados estão o quartzo colorido, serragem, papel amassado, tampinhas de garrafa, areia, folhagens, entre outros”, comenta Tomasulo.

    São desenvolvidos dois temas, o religioso [sempre abrindo com uma igreja ou a Catedral de Santana, a Campanha da Fraternidade de 2015, logo dos festeiros e os sete dons do Espírito Santo] e o folclórico, com subtemas, como a fé, esperança e a caridade. Há, ainda, uma homenagem à Casa da Festa, sede da Associação Pró-Festa do Divino, os Subimpérios, Alvoradas, Entrada dos Palmitos, Quermesse, quadro ornamental. “Para este ano, desenvolvemos um desenho sob o tema da economia de água”, salienta.

    Os trabalhos dos voluntários começam neste sábado (23/05), quando os grupos começam a riscar os desenhos nas ruas que irão receber os tapetes. No dia seguinte, no domingo, as atividades são retomadas por volta das 7 horas.

    A Secretaria Municipal de Transportes esclarece que haverá interdições, a partir das 15 horas, nas vias que formam o quadrilátero no entorno da Catedral de Santana, por onde passará a procissão: ruas José Bonifácio, Doutor Corrêa, Ricardo Vilela, Doutor Deodato Wertheimer e Doutor Paulo Frontin. A Pasta orienta que os motoristas evitem a região central e utilizem a via Perimetral como alternativa, caso seja necessário cruzar a Cidade.

    Maria Salas
    Assessoria de Imprensa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2015

     

     

     

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso