• Notícias
  • Festa do Divino | Fé e arte na quermesse da Festa do Divino

    20.05.15 - 8:02 | Notícias, Notícias da Festa

    Um grupo de 48 expositores, entre artistas plásticos e artesãos, expõe os seus trabalhos na mostra de arte Denerjânio Tavares de Lyra e Oficina Divineira, na quermesse, no Mogilar

    Foto: Anderson Prado

    Foto: Anderson Prado

    Os devotos do Divino Espírito Santo que forem à quermesse da Festa não podem deixar de conferir a 22ª edição da mostra Denerjânio Tavares de Lyra denominada “A Festa do Divino através da Arte” e a 7ª edição da Oficina Divineira de Mogi das Cruzes, sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura. Um grupo de 48 expositores, entre artistas plásticos e artesãos, expõe no local – instalado perto da entrada da quermesse [do lado esquerdo].

    Há, ainda, outro estande onde os fiéis podem adquirir lembranças da Festa do Divino, o da Divina Lembrança, da Associação Pró-Festa do Divino. Além das obras de arte, a quermesse abriga estandes de comidas e bebidas típicas, em que entidades e paróquias comercializam os produtos com renda revertida para melhorias nos serviços oferecidos à comunidade; de patrocinadores e parque de diversão para a criançada. Todas as noites há a apresentação de shows folclóricos. A entrada é gratuita.

    Na Oficina Divineira, o devoto vai encontrar obras produzidas sob a temática da festa, dentre outros artigos religiosos. A maioria das peças foi confeccionada de maneira artesanal. Há mandalas, broches, pingentes, pulseiras, oratórios, estandartes, bandeiras, camisetas, ponteiras de mastro, esplendores, telhas decoradas, agendas, cadernetas, toalhas, terços, chaveiros, caixas e muito mais.

    De acordo com a diretora de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, Teresa Christina Vaz, o espaço que a Associação Pró-Festa do Divino dá a esses artistas e artesãos é de grande importância e serve como uma vitrine: “É uma ferramenta valiosíssima de divulgação e, claro, a possibilidade de comercializar. A cada ano, eles se tornam mais profissionais e investem na produção de seus produtos. Para nós, da Cultura, trabalhar a Educação Patrimonial é essencial, pois estamos mantendo viva a tradição, o folclore. Sem falar na integração entre essas pessoas. A nossa proposta é melhorar a produção deles a cada ano”, comenta ela. Ainda segundo Teresa, todos os participantes doam 15% do valor arrecadado com as vendas para a Associação Pró-Festa do Divino.

    Dentre os artistas está Célia Boratto, que participa da Oficina desde 2009, quando ela foi criada. “Esse espaço é maravilhoso e abençoado”, comenta. Ela comercializa peças em bijuteria, produtos com técnicas de trançado feito em nós e couro ecológico. Já o casal Anderson Prado e Carla Olivo, que participa pela primeira vez, levou para a Oficina o fotolejo [técnica que imprime foto no azulejo], em dois tamanhos: 20cm x 20cm e 15cm x 15cm. Há imagens do Divino e arte sacra. “Também é possível colocar a foto do devoto no azulejo. Eles podem passar por e-mail”, diz Carla, que emenda: “Na Oficina, todas as peças são artesanais, há até peças feitas com reaproveitamento de material, ou seja, tudo é feito com criatividade, amor e carinho”.

    A artesã Maria Aparecida de Mello Freire, a Lia, também participa pela primeira vez. Ela conta que a iniciativa valoriza os artistas da Cidade, que podem expressar a sua fé por meio da arte. Na barraca de Lia, há luminárias, peças em madeira, chaveiros, quadros e até quebra-cabeça.

    Elizete Ortiz está na Oficina desde 2009. Para ela, esta é “uma excelente oportunidade de divulgação do nosso trabalho”.

    Os preços dos artigos na Oficina Divineira variam de R$ 2,00 [chaveiro e imã de geladeira] a R$ 483,00 [quadros e escultura em sucata].

    Quermesse

    A quermesse da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes funciona no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Nagib Najar”, no bairro Mogilar, a partir das 18h30. No fim de semana, o horário de abertura é às 14 horas.

    Maria Salas
    Assessoria de Imprensa da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2015

    Notícia anterior:
    Próxima notícia:

    ^ topo

    Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo
    Av. Francisco Rodrigues Filho, 1232 • CEP 08773-380 • Mogilar • Mogi das Cruzes • SP
    Telefone/Fax: (11) 4790-6835 • contato@festadodivino.org.br

    Fale Conosco | Créditos | Condições de Uso